quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ser Consumidor





A conversa telefônica durou cerca de 20 minutos. Nem eu acreditei que tive tamanha paciência. Como sempre, eles começam bonzinhos, dizendo que têm uma super oferta que eu não posso deixar passar.


- Sra., hoje nós temos para a sua empresa uma oferta para dobrar sua velocidade do Speedy, para 2 megas, e ainda temos, sem custo adicional, um internet book da Positivo [e lista a configuração] sem custo adicional. Nada será cobrado da Sra. pelo computador, inclusive manutenção. Quebrou, a Sra. liga para nós e vamos trocar por outro novo.
- Mas eu não preciso de computador.
- Mas a Sra. precisa, sim [!]. Ele tem o tamanho de uma agenda eletrônica, é de facil manuseio e transporte.
- Mas eu não quero outro computador, até porque minha rede aqui é Apple e a comunicação entre as máquinas ficaria um pouco complicada. E já tenho todos os computadores de que preciso.
- Mas...
- Mas abata esse valor da mensalidade que eu posso até pensar.
- Não tenho como abater porque ele não tem custo nesse contrato.
[... agora a pegadinha:]
(Pensei comigo: ok, o bendito computador fica na caixa e eu tenho 2 megas de velocidade de internet)
- Para essa oferta temos um prazo de carência de 36 [TRINTA E SEIS] meses, sendo que se a Sra. desistir antes do prazo, paga 50% das mensalidades restantes.
[!!!]
- Olha, Fulano. Quando você tiver uma oferta em que me diga que vai aumentar minha velocidade, não vai cobrar nada por isso e não vai me oferecer um computador que, além de eu não precisar, vai me custar uma carência de TRÊS ANOS, você me liga. Bom dia.




Só rindo?


Em um país que diz que é proibido monopólio, uma empresa é a ÚNICA NO ESTADO com licença para operar linhas fixas por cabos telefônicos. Em um país que diz que é proibido monopólio, qualquer outra empresa que quiser oferecer serviços de telefonia fixa terá de usar outra tecnologia, porque os cabos telefônicos são da Telefônica. Em um país que diz que é proibido monopólio, o consumidor tem de engolir a Telefônica por falta de opção, a qual, por sua vez, não investe para melhorar a infraestrutura porque é a única dona do mercado. Em um país com um dos maiores índices de usuários de internet, a única provedora de DSL via cabos telefônicos do estado não tem capacidade de administrar e servir todos os usuários: um mês atrás, em mais um "apagão" do Speedy, os servidores DNS da empresa caíram; a solução que O OPERADOR DA TELEFÔNICA ME DEU? Utilizar o OpenDNS - servidor americano GRATUITO.


E não bastasse isso, na era da Oi, que vem pregando não prender os usuários por contrato, mas pela qualidade, e em que as companhias têm se virado nos 30 para melhorar a infraestrutura e a qualidade do serviço, A TELEFÔNICA QUER ME PRENDER POR TRINTA E SEIS MESES, prestando um serviço porco e me oferecendo um computador do qual eu não preciso?


Devo ter cara de idiota. Ou jeito de idiota.


Ah, não... Me lembrei: sou consumidora.

1 comentários:

Anderson Dezim disse...

Acabaram de me ligar com a mesma história e eu disse que estava sem o CPF do titular da linha kkk tempo suficiente para eu tacar no GOOGLE e achar seu BLOG !

Não me falaram nada de fidelidade de 36 meses, embora neste fim de mundo não exista outra operadora, nem 3G pega por aqui!

VOu pensar melhor, de qualquer forma obrigado !