quinta-feira, 18 de junho de 2009

Leituras e filmeeenhos

Fazia bastante tempo que não lia alguma coisa além de Superinteressante e National Geographic (e logo mais Info Exame, assinei esses dias), ou então os textos hor-ro-ro-sos e escabrosos que traduzo (tipo relatórios contábeis, contratos, etc).

Deixei a peguiça mental de lado e depois de protelar por anos voltei a ler Saramago (meu ídolo no mundo das letras). Anos atrás li Todos os Nomes e O Ano da Morte de Ricardo Reis. Desta vez o eleito foi Jangada de Pedra. Delícia de leitura, estou no finzinho. Ensaio Sobre a Cegueira continua na estante aguardando sua vez. Já tentei umas 5 vezes, em cada uma lia umas 30 páginas e desistia. Mais alguém aí tem a sensação de que cada livro sabe a hora certa em que deve ser lido e se fecha se vc tenta ler antes?

Depois de passar o feriado na casa da Vó em Atibaia, voltei com a mala recheada de boas leituras, todas serelepes e saltitantes na estante, uma pulando na frente da outra, gritando: primeiro eu! primeiro eu!

- A Sangue Frio, Truman Capote
- Lituma nos Andes, Mario Vargas Llosa
- A Caverna, José Saramago (ir na casa da Vó e voltar sem um Saramago é heresia)
- Por Quem os Sinos Dobram, Ernest Hemingway

Alguma sugestão de por onde começar?

***

A sessão pipoca anda bombando aqui, com a Mãe-Pirata detonando nos torrents. Sim, queridos leitores, aqui em casa é a Mãe quem baixa filmes. Deve estar na casa dos 60, 70 títulos já. Manja tudo: onde baixar, onde buscar legenda, tudo muito organizado.

Os que me lembro de ter assistido ultimamente (se não tem comentário é porque foi "só mais um filme"):

- Rede de Mentiras. Ridley Scott é Ridley Scott, não preciso dizer mais nada.
- Um Ato de Liberdade. Tirando a aflição de ver como ser judeu em 1941 era uó, é um filme bem razoável.
- O Segredo de Beethoven. TUDO que envolve Ed Harris eu assisto.
- O Leitor. Da mesma maneira, TUDO que tem Ralph Fiennes, eu assisto. Mas desta vez tive a sensação de ser um dèja vu, me parece que Ralph Fiennes anda se copiando em vários filmes. O filme é bom, porém.
- O Exterminador do Futuro 3. Essa foi pra completar a jornada Terminator. Falta rever o 2. Ainda acho o último filme da série imbatível, dá vontade de voltar ao cinema só pra assistir legendado hehe
- O Traidor. Tipoassim, putz. Bão.
- Cidade do Silêncio.
- Ponto de Vista. Bom elenco. Matei a saudade da Sigourney Weaver. Cheio de viradas.
- O Procurado. Assim, nada excepcional, mas junta Morgan Freeman e Angelina Jolie (oi? alguém mais achou que ela se esqueceu de que esse não é 60 Segundos?) e bota na panela um cadim de ação, pelo menos serve pra diversão.
- Diário de Uma Paixão. Tá, tá, tá, mas é bem bonitinho.
- A Caçada. Esse eu vi no cinema. Errr, não gostei. Mr. Gere anda esquisito.
- Dúvida. Errr 2. Tudo bem que Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman (oi? Lembram do Truman Capote?) são Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman, mãsss, roteirinho pobre de marré-de-ci...
- Medo da Verdade. Oi? Nome original Gone Baby, Gone? Alguém tem alguma sugestão melhorzinha pra esse nome em português? Enfim, o filme é bem razoável. Viradinhas legais, Morgan Freeman e Ed Harris, etc e tal. Ah, e Ben Affleck na direção.
- Boa Noite e Boa Sorte. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência. Bão, bem bão. Mr. Clooney na direção.
- Busca Implacável. Liam Neeson em um momento, digamos assim, Batman-JamesBond-XMen. Todos juntos. Mas é bem divertido, vale os 93 minutos do seu tempo.
- Antes de Partir. Bá-á-ár-ba-ro. Morgan Freeman de novo (êêêê!!!) e Jack Nicholson.
- Um Segredo Entre Nós. Oi? Quem é mesmo que decide os nomes dos filmes em português? Então, o que vc tem contra "Pirilampos no Jardim"? Ou então "Vagalumes no Jardim"? (Ainda prefiro o primeiro, mais poético). Noves-fora, todos dentro, bem bão, viu. Os dramas e problemas de uma família que bem pode ser a de qualquer um de nós.

Na fila da sessão cinema-com-pipoca, temos ainda:

- O Visitante
- Duplicidade
- Por Amor, poisé, NÃO é aquele antigão da Julia Roberts. Lancemos a Campanha Por Nomes de Filmes Melhores.
- Trama Internacional
- Se Eu Fosse Você 2

0 comentários: